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5 dicas para fidelizar clientes adquiridos no final do ano

30 de janeiro de 2024

Conquistar clientes não é algo fácil, mas fidelizar aqueles que conquistou pode ser tão difícil quanto. Aproveitar os consumidores que chegaram e fidelizar os clientes de final de ano pode ser uma ótima maneira de aumentar suas vendas. 

Veja como fidelizar clientes de final de ano e faturar em todos os meses.

Conquistar clientes não é algo fácil, mas fidelizar aqueles que conquistou pode ser tão difícil quanto. Aproveitar os consumidores que chegaram e fidelizar os clientes de final de ano pode ser uma ótima maneira de aumentar suas vendas. 

São vários os fatores relacionados à fidelização dos clientes, sendo que os mais importantes são a boa experiência durante a compra e no pós venda. 

Veja algumas dicas para fidelizar clientes de final de ano e levá-los com você em todas as datas comemorativas!

Vendas de fim de ano: oportunidade para conquistar novos clientes.

As vendas de final de ano, que começam durante o período da Black Friday e vão até o Natal, atraem novos clientes para os e-commerces. 

Promoções especiais e benefícios em datas comemorativas fazem com que os consumidores façam suas compras mesmo sem conhecerem o e-commerce anteriormente. 

Por isso, os varejistas precisam ter em mente esse tipo de estratégia para conseguir atrair novos clientes em datas comemorativas e, dessa maneira, aumentar suas vendas. 

Um dos pontos mais interessantes de conquistar novos clientes nessa época, além do maior faturamento, está em fidelizar esses novos consumidores para que comprem com você por todo o ano. 

Existem diversas maneiras de fazer isso, que envolvem não apenas a parte comercial, mas também de marketing e de logística, como veremos a seguir!

5 dicas para fidelizar clientes de final de ano

Se conquistar um cliente parece ser algo difícil, fidelizá-lo pode ser ainda mais. O principal ponto para conquistar isso é, sem dúvidas, oferecer uma boa experiência ao cliente. Mas como exatamente fazer isso? 

Veja, a seguir, algumas dicas para fidelizar os clientes de final de ano!

  1. Ofereça benefícios além da primeira compra

É comum que os clientes ofereçam mais benefícios para incentivar a primeira compra no e-commerce. Porém, durante o restante do ano, coloque outros tipos de incentivos, como frete grátis nos primeiros dois meses de cadastro, promoções especiais para quem tem o cadastro, benefícios para consumidores recorrentes, cashback, descontos de aniversário, entre outros. Essas iniciativas ajudam a atrair novamente o consumidor para o site. 

  1. Facilite o pagamento

Os meios de pagamento oferecidos podem fazer toda a diferença na conversão do cliente. O ideal é oferecer diferentes métodos, para que o cliente encontre a melhor maneira de acordo com sua necessidade na época. 

Além do cartão de crédito, pense em formas de pagamento como o Pix e Pix Parcelado. 

  1. Invista em logística

A logística é um dos principais pontos do atendimento no pós-venda. Prazos de entrega e custo de frete fazem toda a diferença nas compras, seja na época do Natal ou durante o resto do ano. Garanta diferentes prazos de entrega que atendam desde os clientes que precisam receber em prazo curto quanto agendar entregas. 

Por isso, sempre invista em melhorias, seja para tornar o processo mais ágil ou mais transparente para o cliente. 

  1. Exceda as expectativas

Antecipar as necessidades dos clientes é um ponto muito importante para os varejos se prepararem para exceder as expectativas. Pense em todos os pontos que podem gerar dúvidas e reclamações e tenha mapeado o protocolo para todas essas situações. Prepare seu time de atendimento para dúvidas recorrentes assim como para ocasiões que podem gerar mais atrito com o cliente, são eles: pagamento, entrega e devoluções. 

Quanto mais ágil é o e-commerce nessa questão, melhor é a experiência do cliente durante e após a venda. 

  1. Invista em canais de atendimento 

Os canais de atendimento ao cliente fazem toda a diferença na hora de fidelizar consumidores de final de ano. Afinal, caso ele tenha algum problema, é fundamental ter o suporte necessário para resolver a situação. Invista em uma FAQ com dúvidas frequentes para adiantar o atendimento do seu consumidor e conte com o apoio de um chatbot para solucionar as dúvidas com baixa complexidade de forma escalável.
Deixe o seu time preparado para lidar com queixas que necessitam de mais atenção e personalização.
E claro, fique de olho na avaliação pública de sua loja. Acompanhe canais de reclamação, SAC, entre outros. 

Como os meios de pagamento contribuem para isso

Como vimos, a fidelização dos clientes passa principalmente pela boa experiência oferecida a ele. A grande questão é que conseguir oferecer essa boa experiência pode ser bastante complexo para alguns lojistas. 

Porém, alguns pontos são primordiais, como a usabilidade do site, as formas de pagamento e a logística, sendo esses os principais focos para quem deseja desenvolver uma estratégia e fidelizar os clientes de final de ano. 

No caso da usabilidade, o site precisa ser seguro e fácil de mexer, sem criar “atritos” na hora da compra. Já na logística, é importante ter informações claras sobre prazo de entrega, valor de frete, rastreio e transportadores, entre outros pontos. Os clientes desejam ter cada vez mais controle e acesso a esse tipo de informação. 

Agora, os meios de pagamento são pontos importantíssimos para essa boa experiência e a fidelização dos clientes de final de ano. Garantir que seu cliente possa pagar da forma que desejar, reduz o atrito na hora da compra e a taxa de abandono de carrinho.

Isso porque, ao facilitar o pagamento, diferentes perfis de consumidores são atendidos por você. 

Quer oferecer o Pix Parcelado?

A Pagaleve é a plataforma ideal para os varejistas oferecerem o Pix Parcelado em seus e-commerces. 

Com integração facilitada e segura para o e-commerce, o varejista consegue oferecer um método de pagamento diferente para o seu cliente sem mudanças na experiência e usabilidade desse consumidor. 

O cliente pode parcelar suas compras no Pix e sem cartão de crédito. 

Outro ponto importante é que a Pagaleve se responsabiliza por todos os custos de inadimplência e fraude. Ou seja, uma garantia ainda maior para o lojista. 

Saiba mais sobre a Pagaleve e o Pix Parcelado. 

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