lock icon

Segurança: A Pagaleve não envia SMS nem WhatsApp solicitando os seus dados.

Saiba mais
Voltar

Chargeback: O Que É E Como Evitar Prejuízos Em Seu Negócio  

6 de março de 2024

Chargeback é o nome dado para as devoluções em uma transação financeira. Ele já está entre os maiores problemas enfrentados por quem tem um e-commerce, pois representa perdas financeiras.  Quando isso ocorre, o negócio perde o valor da transação original, além de ter que arcar com taxas e penalidades adicionais. Portanto, se o problema ocorrer […]

Chargeback é o nome dado para as devoluções em uma transação financeira. Ele já está entre os maiores problemas enfrentados por quem tem um e-commerce, pois representa perdas financeiras. 

Quando isso ocorre, o negócio perde o valor da transação original, além de ter que arcar com taxas e penalidades adicionais. Portanto, se o problema ocorrer com frequência, isso pode representar uma perda significativa de receita.

Neste artigo você vai entender melhor o que é o chargeback e, principalmente, como evitar os prejuízos no seu e-commerce! 

O que é chargeback?

Chargeback é o termo utilizado para se referir a uma reversão de uma transação financeira feita com cartão de crédito ou débito. Isso geralmente ocorre quando um cliente contesta uma compra que foi feita em sua conta sem a sua autorização, ou quando ele não recebe o produto ou serviço solicitado. Isso é muito frequente em casos de clonagem de cartões de crédito e fraudes.

Esse processo de reembolso começa quando o cliente contesta a compra diretamente com o emissor do cartão de crédito ou débito. Sendo assim, essa empresa deve reverter a transação, retirando o valor da compra da conta do vendedor e devolvendo o dinheiro para o cliente. Entretanto, em muitos casos (e principalmente quando há uma fraude não identificada ou justificada), quem arca com esse prejuízo é o próprio varejista e não o adquirente, o que gera gastos adicionais ao lojista. 

Por isso, é importante que os varejistas contem com métodos de pagamentos que assumam fraudes, por exemplo

Quem paga o chargeback?

Quando isso acontece, o estorno do pagamento é realizado pelo emissor do cartão de crédito ou débito, que devolve o valor da compra para o cliente. No entanto, muitas vezes o lojista é responsável por pagar a transação revertida mais uma taxa de processamento do chargeback para o emissor do cartão.

Essa taxa varia de acordo com a bandeira do cartão e com a instituição financeira envolvida. Além disso, o vendedor pode ser penalizado se o número de chargebacks em sua conta ultrapassar determinado limite. 

Por isso, é importante que os lojistas tomem medidas para prevenir fraudes e contestem os chargebacks que consideram injustos, apresentando evidências para comprovar que a compra foi legítima e autorizada pelo cliente.

Como evitar prejuízos no seu negócio?

Se você pretende evitar prejuízos com chargeback no seu negócio, pode tomar algumas medidas com antecedência. Confira:

1. Sistema antifraude

O sistema antifraude é uma ferramenta importante para evitar chargebacks e outros tipos de fraudes em transações financeiras, especialmente se for online. Esse mecanismo utiliza algoritmos e inteligência artificial para analisar e identificar possíveis transações fraudulentas, como o próprio nome já diz.

Portanto, você pode optar pela solução para detectar e prevenir fraudes em transações, como análise de risco, detecção de padrões suspeitos e verificação de endereço.

2. Tenha uma boa política de reembolso e devolução

Uma política clara de devolução e reembolso pode ajudar a evitar chargebacks, pois estabelece expectativas claras para o cliente e reduz o risco de mal-entendidos.

Quando o comprador sabe exatamente quais são as condições de devolução e reembolso em caso de insatisfação com o produto ou serviço, ele é menos propenso a solicitar esse tipo de coisa sem antes tentar resolver a situação com a loja.

Essa política clara de devolução e reembolso inclui informações como:

3. Tenha opções de contato fáceis

Fornecer um bom atendimento ao cliente, respondendo rapidamente a quaisquer dúvidas ou reclamações e resolvendo os problemas, é um dos passos mais importantes para evitar insatisfação e, consequentemente, chargeback.

Quando você disponibiliza canais fáceis de contato as pessoas se sentem mais seguras e podem resolver pendências com você antes de pedir, de fato, o reembolso.

4. Ofereça outras formas de pagamento

Ter mais formas de pagamento no seu negócio, como o Pix e Pix Parcelado, também ajuda a evitar os chargebacks.

Com o PIX, por exemplo, a transação é realizada diretamente entre as contas do comprador e do e-commerce, sem a necessidade de intermediários, o que reduz o risco de ter problemas.

Além disso, essa forma de pagamento oferece recursos de segurança para transações, como a autenticação do dispositivo utilizado pelo comprador e a verificação de informações como o CPF ou CNPJ do pagador e do recebedor. 

Outro método de pagamento é o Pix Parcelado, que possibilita que o consumidor parcele as suas compras sem juros e sem ter um cartão de crédito. 

Então, se você pretende saber mais sobre o assunto como uma maneira de evitar prejuízos e ainda ter outras vantagens, veja com mais detalhes como funciona o Pix Parcelado e tire suas dúvidas!

Veja mais em: https://www.pagaleve.com.br/blog/

Baixe o app da Pagaleve

Consulte suas compras e parcelas, gere o código Pix e receba novidades em primeira mão.

qr_code
banner