Oferecer novas formas de pagamento pode evitar fraudes com cartão de crédito e passar mais segurança para lojistas e clientes
Uma das maiores preocupações para os lojistas são atualmente as fraudes com cartão de crédito no pagamento. Com cada vez mais golpes sendo aplicados, é o momento de buscar alternativas que tragam mais segurança tanto para o e-commerce quanto para os clientes.
De acordo com uma pesquisa da ClearSale, apenas no primeiro trimestre de 2022 foram mais de 2,8 milhões de tentativas de golpes. Ou seja, um número muito relevante que precisa ser levado em consideração na estratégia de negócio.
Tentativas de golpes crescem em 2022
Conforme o Mapa da Fraude, houve um crescimento significativo no número de golpes sendo aplicados, cerca de 9% em comparação ao mesmo período do ano de 2021.
Em valores, o total chega a somar mais de R$ 2,9 bilhões. No comparativo com o último ano, esse número foi quase 10% maior.
Ou seja, fazer qualquer transação online se tornou uma preocupação não apenas para os clientes, mas também para os lojistas.
Considerando golpe envolvendo cartão de crédito, por exemplo, um estudo da Apura Cyber Intelligence mostrou um crescimento de 637% no primeiro semestres de 2022 se comparado com o mesmo período no ano anterior.
Com cada vez mais golpes sendo aplicados, os consumidores ficam relutantes em utilizar o cartão de crédito em e-commerces, o que pode diminuir a confiança dos clientes em sua loja e diminuir as vendas, de maneira geral.
Por parte dos lojistas, golpes aplicados com cartões falsos também trazem preocupação. Afinal, o lojista acaba assumindo o valor e se prejudicando financeiramente por isso.
Para fugir dessa situação, a melhor opção é investir em cibersegurança, mas também oferecer soluções diferentes para seus clientes, visando oferecer uma compra mais transparente e segura.
Os problemas dos golpes com e-commerces
Um dos maiores problemas dos golpes aplicados com cartões de crédito, sem dúvida, é o fato do lojista ter que arcar com a venda falsa.
Mesmo com as medidas de segurança que os meios de pagamentos oferecem, os golpes acontecem e o lojista pode ser prejudicado.
Quando o golpe acontece com o cliente, isso cria uma sensação de insegurança, mesmo em consumidores fiéis, fazendo com que muitos desistam de fazer uma grande compra, por exemplo.
Os maiores problemas relacionados a golpes são:
- lojista ter que arcar com a “compra falsa”;
- falta de confiança por parte do consumidor;
- diminuição do ticket médio de compra;
- enfraquecimento da marca, entre outros.
Um ponto que vale a pena ser citado é que, segundo o Mapa da Fraude, os eletrônicos são os produtos mais comuns quando o assunto são os golpes.
Oferecer nova forma de pagamento é uma saída
Além dos investimentos em cibersegurança, uma maneira de driblar a desconfiança dos clientes e manter a vendas em dia é oferecer meios de pagamentos diversificados.
Um formato que vem se tornando cada vez mais comum e bem aceito no Brasil é o Buy Now, Pay Later (Compre agora, Pague depois), bastante comum em outros países.
O Pix Parcelado da Pagaleve é um exemplo desse formato e permite que o consumidor parcele suas compras sem precisar utilizar o cartão de crédito, evitando golpes.
Essa solução costuma ser bastante aceita pelos clientes, pois utiliza um formato já conhecido (o PIX), porém com o benefício do parcelamento.
Por parte do lojista, um dos maiores benefícios é que as empresas que oferecem esse tipo de meio de pagamento arcam com o valor mesmo se o cliente não pagar suas parcelas.
Ou seja, é um mecanismo a mais para garantir compras mais seguras para todos os envolvidos!
Pix parcelado facilitado para o lojista
Incluir a solução de pagamento no Pix Parcelado não é algo difícil de ser feito. O sistema da Pagaleve é facilmente integrado com o e-commerce e, na hora do pagamento, o cliente não é redirecionado para páginas externas, o que aumenta a segurança e passa mais confiança para o consumidor.
O pagamento da primeira parcela do Pix Parcelado é pago na hora do checkout, sendo um processo mais rápido e seguro, que evita fraudes de cartão de crédito para o lojista.
Com isso, o vendedor não fica no prejuízo e evita golpes. Do outro lado, o cliente aproveita todos os benefícios do parcelamento sem juros mesmo se não tiver um cartão ou não quiser utilizá-lo.
Veja mais em: https://www.pagaleve.com.br/blog/