Oferecer novas formas de pagamento pode evitar fraudes com cartão de crédito e passar mais segurança para lojistas e clientes
Uma das maiores preocupações dos lojistas atualmente são as fraudes com cartão de crédito no pagamento. Com cada vez mais golpes sendo aplicados, é o momento de buscar alternativas que tragam mais segurança tanto para o e-commerce quanto para os clientes.
De acordo com o Mapa da Fraude da ClearSale, em 2023 foram registradas 3,7 milhões de tentativas de fraude, essas tentativas representam um valor de R$ 3,5 bilhões. Ou seja, um número muito relevante que precisa ser levado em consideração na estratégia de negócio.
Tentativas de golpes – como ocorrem
Segundo outra pesquisa realizada pelo Censo da Fraude conduzido pela Equifax | BoaVista e veiculada pelo Portal E-commerce Brasil, as tentativas ocorrem em boa parte por dispositivos móveis.
Ainda, a região Sudeste apresenta um crescimento no número de tentativas em comparação com 2023.
Além da quantidade de tentativas de golpes, a diversificação dos métodos pode causar insegurança nos consumidores. Alguns clientes podem ficar relutantes em utilizar o cartão de crédito em e-commerces, o que reduz a confiança deles em sua loja e pode impactar negativamente as vendas.
Por parte dos lojistas, golpes aplicados com cartões falsos também trazem preocupação. Afinal, o lojista acaba assumindo o valor e se prejudicando financeiramente por isso.
Para fugir dessa situação, a melhor opção é investir em cibersegurança, mas também oferecer soluções diferentes para seus clientes, visando oferecer uma compra mais transparente e segura.
Os problemas dos golpes com e-commerces
Um dos maiores problemas dos golpes aplicados com cartões de crédito, sem dúvida, é o fato do lojista ter que arcar com a venda falsa.
Mesmo com as medidas de segurança oferecidas pelos meios de pagamento, os golpes ainda ocorrem, e o lojista pode ser prejudicado.
Quando o golpe acontece com o cliente, isso cria uma sensação de insegurança, mesmo em consumidores fiéis, fazendo com que muitos desistam de fazer uma grande compra, por exemplo.
Os maiores problemas relacionados a golpes são:
- lojista ter que arcar com a “compra falsa”;
- falta de confiança por parte do consumidor;
- diminuição do ticket médio de compra;
- enfraquecimento da marca, entre outros.
Um ponto que vale a pena ser citado é que, segundo o Mapa da Fraude, os eletrônicos são os produtos mais comuns quando o assunto são os golpes.
Oferecer nova forma de pagamento é uma saída
Além dos investimentos em cibersegurança, uma maneira de driblar a desconfiança dos clientes e manter a vendas em dia é oferecer meios de pagamentos diversificados.
Um formato que vem se tornando cada vez mais popular e bem aceito no Brasil é o Buy Now, Pay Later (Compre Agora, Pague Depois), amplamente utilizado em outros países.
O Pix Parcelado da Pagaleve é um exemplo desse formato e permite que o consumidor parcele suas compras sem precisar utilizar o cartão de crédito, evitando golpes.
Essa solução costuma ser bastante aceita pelos clientes, pois utiliza um formato já conhecido (o Pix), porém com o benefício do parcelamento.
Por parte do lojista, um dos maiores benefícios é que as empresas que oferecem esse tipo de meio de pagamento arcam com o valor mesmo se o cliente não pagar suas parcelas.
Ou seja, é um mecanismo a mais para garantir compras mais seguras para todos os envolvidos!
Pix Parcelado facilitado para o lojista
Incluir a solução de pagamento no Pix Parcelado não é algo difícil de ser feito. O sistema da Pagaleve é facilmente integrado com o e-commerce e, na hora do pagamento, o cliente não é redirecionado para páginas externas, o que aumenta a segurança e passa mais confiança para o consumidor.
O pagamento da primeira parcela do Pix Parcelado é pago na hora do checkout, sendo um processo mais rápido e seguro, que evita fraudes de cartão de crédito para o lojista.
Outro ponto mais seguro para o lojista é que a Pagaleve arca com o valor da compra mesmo se o cliente não realizar o pagamento das parcelas.
Com isso, o vendedor não fica no prejuízo e evita golpes. Do outro lado, o cliente aproveita todos os benefícios do parcelamento mesmo se não tiver um cartão ou não quiser utilizá-lo.
Veja as soluções que a Pagaleve pode oferecer ao seu e-commerce!