lock icon

Segurança: A Pagaleve não envia SMS nem WhatsApp solicitando os seus dados.

Saiba mais
Voltar

Jovens e risco de inadimplência: como não perder esse público?

4 de abril de 2024

Para aumentar as vendas dos varejistas e expandir negócios é fundamental que o lojista desperte no consumidor o desejo e interesse de comprar aquele produto ou serviço.  Além disso, é preciso que o cliente ideal tenha poder de compra e baixo risco de inadimplência. Usualmente, os cartões de crédito consideram o histórico (se é bom […]

Para aumentar as vendas dos varejistas e expandir negócios é fundamental que o lojista desperte no consumidor o desejo e interesse de comprar aquele produto ou serviço.  Além disso, é preciso que o cliente ideal tenha poder de compra e baixo risco de inadimplência.

Usualmente, os cartões de crédito consideram o histórico (se é bom e confiável) do comprador para decidir se aquele cliente terá crédito ou não. Entretanto, essa checagem de histórico de compras pode apresentar um impeditivo para aquele público mais jovem, uma vez que ele acabou de começar a realizar compras em seu nome e com seu próprio dinheiro.

Quer saber mais sobre o tema: risco de inadimplência entre jovens e como não perder esse público? Então siga conosco neste artigo e veja como o Pix Parcelado da Pagaleve pode ser a solução para essa questão.

De onde vem esse risco de inadimplência entre jovens

Os jovens entre 18 e 35 anos formam um grupo bastante visado pelo varejista online. Isso porque esse é um público que normalmente está mais adaptado às inovações tecnológicas, e realiza compras online com frequência.

No entanto, dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) do final de 2021, mostram que 46% dos brasileiros excessivamente endividados são jovens entre 25 e 29 anos. Além disso, 19% dos endividados são ainda mais novos e estão na faixa dos 18 aos 24 anos. Esses dois grupos juntos atingem a marca de 12,5 milhões de pessoas.

Ou seja, quase 13 milhões de um público ideal, economicamente ativo e são acostumados (e até preferem) a fazer compras online, não tem crédito, apresentam um risco de inadimplência. 

Olhando esse cenário, é natural parar para refletir: quanto o seu e-commerce está perdendo por oferecer formas de parcelamento que só incluem boleto e cartões (de crédito ou débito)?

Se adaptar ao cliente é essencial

Muitos são os motivos que fazem com que o público jovem apresente algum nível de risco de inadimplência. Especialistas afirmam que as razões incluem:

Além disso, uma vez que o cartão de crédito leva em consideração o histórico de crédito do usuário, é muito provável que aquele jovem não atenderá os requisitos desse meio de pagamento tradicional. 

Seja qual for a raiz do problema do risco de inadimplência, você, lojista, não é capaz de fazer com que o jovem consiga mais crédito. No entanto, você pode adequar seu negócio e oferecer formas de pagamento que atenda a esse público que está cada vez menos usando meios tradicionais, como o cartão de crédito. 

Além disso, ao considerar métodos mais inovadores que consideram informações não tradicionais (ex: histórico de compras, tipo de compra do cliente, etc.), aumentam-se as chances daquele jovem comprar na sua loja virtual e quem sabe, virar um cliente fiel e frequente.

Foco no Pix e suas possibilidades

Hoje em dia, 54% dos consumidores jovens (millennials e geração Z) brasileiros usam os neobanks como principal fonte financeira. Além de já usarem cada vez menos dinheiro em espécie, boletos e cartões de crédito ou débito, o uso do PIX entre esse público explodiu.

No entanto, você sabia que já há empresas que se anteciparam e já oferecem Pix Parcelado para varejistas do comércio eletrônico? É o caso da Pagaleve! Oferecemos o Pix Parcelado sem a necessidade do cartão de crédito. 

Além da grande vantagem, que é não perder esse cliente jovem que tem alto risco de inadimplência com cartões de crédito, outros benefícios de aderir ao Pix Parcelado incluem:

Fique atento às inovações do mercado e não perca mais clientes por falta de opção de pagamento.

Aumente suas vendas com o Pix Parcelado da Pagaleve

Gostou de saber mais sobre Pix Parcelado e como essa solução, que atende aos jovens com alto risco de inadimplência, pode aumentar suas vendas e a fidelização de clientes? Então conheça a Pagaleve, navegue pelo nosso site e entenda nosso serviço.

Clique aqui e aproveite os benefícios do Pix Parcelado na sua loja!

Baixe o app da Pagaleve

Consulte suas compras e parcelas, gere o código Pix e receba novidades em primeira mão.

qr_code
banner