lock icon

Segurança: A Pagaleve não envia SMS nem WhatsApp solicitando os seus dados.

Saiba mais
Voltar

Quatro estratégias para vender mais em datas comemorativas

4 de abril de 2024

Vender mais em datas comemorativas é muito importante para o comércio, mas é preciso se preparar de maneira estratégica. Confira algumas dicas! Grande parte dos varejistas faz seu planejamento conforme o calendário de datas comemorativas, pois elas atraem muitos clientes à procura de produtos. Até aqueles consumidores que dizem que são “apenas datas comerciais”, no […]

Vender mais em datas comemorativas é muito importante para o comércio, mas é preciso se preparar de maneira estratégica. Confira algumas dicas!

Grande parte dos varejistas faz seu planejamento conforme o calendário de datas comemorativas, pois elas atraem muitos clientes à procura de produtos.

Até aqueles consumidores que dizem que são “apenas datas comerciais”, no fim das contas, também se envolvem e acabam comprando algo.

Por isso, as datas comemorativas são momentos muito importantes para o comércio e trazem um retorno financeiro significativo. 

Estratégias para vender nas datas comerciais

As lojas virtuais que desejam aproveitar este momento devem começar quanto antes a se planejar de forma estratégica e aumentar as taxas de conversão de venda e o ticket médio dos consumidores. 

Acompanhe a seguir algumas dicas e implemente essas estratégias no seu negócio para vender mais nas datas comemorativas!

1. Planeje uma campanha

Em datas comemorativas sazonais, para atrair o público conectado ao seu negócio, é importante planejar uma campanha antecipadamente, e isso inclui desde o aumento do estoque até a divulgação para chamar a atenção desses clientes.

Lembre-se de se comunicar adequadamente com a sua persona. Um varejo que tenha personas masculinas, mais velhas, da classe D e E, por exemplo, deve se comunicar de forma diferente de um e-commerce cujo público seja formado por mulheres jovens de classe B. 

Ajustado o tom da conversa com as personas do seu negócio para uma comunicação mais direcionada, vale a pena pensar em quais vantagens você vai oferecer para elas.

É claro que todo cliente espera descontos, mas que tal ir além ou, desta vez, testar estratégias diferentes? Confira algumas ideias:

2. Prepare seu e-commerce

Como falamos acima, as datas comemorativas são momentos de grande fluxo de vendas, mais gente acessando o e-commerce e com grande retorno financeiro.

Portanto, é preciso preparar o e-commerce para o aumento do fluxo de clientes, assim como o estoque e o site, que também deve ter um cuidado especial, já que receberá mais usuários no período.

Além de ser responsivo, oferecendo qualidade na exibição dos produtos, seja por qual dispositivo o usuário estiver navegando, o cliente deve ter um bom atendimento, caso necessite. 

Lembre-se de que as mensagens que estarão no website precisam ser claras e diretas!

3. Meio de pagamento diferenciado

A experiência do cliente durante a compra é o que fará com que ele volte ou não a comprar com a empresa. 

Além disso, a jornada do consumidor, desde o momento em que acessa o e-commerce, encontra o produto e decide fazer a compra, também é muito relevante. 

Mas sabe o que pode colocar tudo isso a perder? A falta de opções no checkout ou meios de pagamentos pouco ágeis, com muitas etapas ou fricções.

Para evitar que isso aconteça, é preciso oferecer meios de pagamentos inovadores e ir além do velho cartão de crédito ou do boleto.

O Pix Parcelado da Pagaleve pode ajudar você exatamente nisso!

Esse formato de pagamento é um dos meios que podem complementar o seu e-commerce e colaborar para uma experiência de compra positiva para os clientes. 

Isso porque a compra pelo Pix Parcelado pode ser aprovada em segundos, o cliente não precisa ter cartão de crédito e a compra pode ser parcelada.

Outro benefício é que, com a Pagaleve, os riscos de inadimplência e chargeback não são repassados ao varejista, ficando sob nossa total responsabilidade.

4. Atenção na entrega

Mesmo depois da conversão de venda, o e-commerce ainda deve estar atento à entrega do produto, especialmente em datas comemorativas. 

Isso porque atrasos, especialmente nessas datas, são inadmissíveis. Como o seu negócio justificaria uma entrega feita depois da data comemorativa, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal…

Não há como justificar! 

Além da possibilidade da devolução do produto, o e-commerce pode perder um cliente, já que a confiança na marca se perde e, com ela, todo o trabalho feito anteriormente com campanhas, aprimoramento do site, atendimento, etc.

Por isso, lembre-se de que para traçar uma boa estratégia para vender mais nas datas comerciais, o serviço de entrega deve estar bem estruturado para encerrar a experiência de compra do cliente da maneira mais satisfatória possível.

Veja mais em: https://www.pagaleve.com.br/blog/

Baixe o app da Pagaleve

Consulte suas compras e parcelas, gere o código Pix e receba novidades em primeira mão.

qr_code
banner