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Dia das Mães No Varejo — Entendendo os Resultados do Mercado

28 de maio de 2024

Dia das Mães No Varejo — Entendendo os Resultados do Mercado O Dia das Mães no varejo em 2024 trouxe consigo altos e baixos, pois, se por um lado as vendas físicas tiveram uma queda de 6%, por outro houve um aumento significativo de 11,8% no segmento online, de acordo com o ICVA (Índice Cielo […]

Dia das Mães No Varejo — Entendendo os Resultados do Mercado

O Dia das Mães no varejo em 2024 trouxe consigo altos e baixos, pois, se por um lado as vendas físicas tiveram uma queda de 6%, por outro houve um aumento significativo de 11,8% no segmento online, de acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), além de certa preferência dos consumidores por marcas sustentáveis.

Um pouco antes do dia comemorativo, a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção Ao Crédito) mostraram uma projeção de vendas de R$40,21 bilhões no mercado. No entanto, o cenário real foi um pouco diferente, mas mesmo assim não deixou de ser positivo e revelou indícios de tendências futuras para o varejo.

Neste texto, vamos mostrar uma análise dos resultados, bem como examinar a expectativa inicial dos varejistas, os resultados reais e as justificativas por trás do número de vendas no ano de 2024. 

Quer saber mais sobre como foi o Dia das Mães no varejo neste ano? Continue a leitura!

Análise de desempenho: qual é o impacto do Dia das Mães no varejo?

O Dia das Mães no varejo sempre foi um momento de aumento das vendas, ficando atrás apenas do Natal e Black Friday. Para este ano, conforme mostra uma análise divulgada pela CNDL e SPC, a expectativa era de que, aproximadamente, 128 milhões de consumidores comprassem presentes para homenagear as mães e, assim, celebrar a data. 

Isso traria uma movimentação na economia de mais de 40 bilhões de reais no comércio, representando um aumento de 22% comparado com os últimos três anos.

Na pesquisa, a pretensão dos consumidores era comprar dois presentes para suas mães e, assim, gastar um ticket médio de R$314,00. 

Cerca de 80% dos brasileiros estão atentos não apenas no preço dos produtos, mas também na qualidade. Além disso, a forma de pagamento preferida pela maioria é o tradicional “à vista”.

Agora, com relação aos produtos para presentear as mamães, temos roupas, acessórios e calçados liderando o ranking, com 42%. Depois vem os perfumes, com 41%, os cosméticos, com 26%, e os chocolates, representando 17% da preferência entre os entrevistados.

No ano de 2023, o setor de roupas, calçados e acessórios estava mais em alta, com um número de 45,7% de vendas. Os consumidores mantiveram a sua preferência por perfumes com 41,7% e o grande destaque foi o setor de cosméticos com um aumento de 2,9%.

Em meio a uma procura grande e disputa por atenção, aumentou a necessidade de investir em ações de marketing estratégico, preços dinâmicos, formas de pagamento diferenciadas e, claro, um atendimento excepcional ao cliente.

O que justifica o aumento das vendas no varejo no Dia das Mães?

Em 2024, o Dia das Mães no varejo, teve 6,8% de aumento nas vendas, um crescimento baseado na análise do ICVA em comparação com o ano anterior. Segundo um estudo publicado pelo e-Commerce Brasil, o período foi marcado por altos e baixos, mas no fim teve um saldo positivo graças a algumas tendências específicas do comportamento do consumidor.

Atualmente, por exemplo, o cliente mostra uma preferência crescente por fazer compras online, aproveitando a conveniência e a ampla gama de opções disponíveis. Esse aumento não apenas reflete a maior consciência digital dos consumidores, mas também destaca uma mudança nos hábitos de compra, com uma crescente inclinação para adquirir produtos de marcas que apoiam causas ambientais ou sociais.

O levantamento também aponta um cenário mais sustentável, e um dos destaques nas vendas foi o re-commerce, ou seja, a venda online de produtos de segunda mão, como jóias, smartphones e eletrodomésticos.

Tais atitudes relacionadas a mudança no perfil de compra traz uma atenção mais específica para o comércio comunitário, a economia do cuidado, assim como a experiência de compra do cliente. Afinal, as conexões emocionais que uma marca consegue gerar por meio da publicidade fazem a diferença na hora de fechar o negócio e, consequentemente, aumentam as vendas e a fidelização.

Em síntese, o Dia das Mães no varejo mais uma vez reafirmou a sua importância no calendário desta data tão especial, mas também a necessidade de se destacar da concorrência e promover um comércio mais sustentável, priorizando tanto o meio ambiente, quanto às causas sociais.

Gostou da nossa análise dos resultados do mercado no Dia das Mães no varejo? O que acha de aproveitar ao máximo as datas comemorativas, e implementar estratégias e práticas inovadores na sua loja digital? 

Para otimizar suas vendas no E-commerce, é crucial entender como adaptar essas preferências ao seu e-commerce. Implementando métodos de pagamento inovadores, como o Pix Parcelado, que pode aumentar a atratividade do canal online e potencializar ainda mais as vendas durante datas comemorativas. Conheça mais sobre essa estratégia e traga um diferencial competitivo ao seu negócio.

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